Não é Plano de Saúde, é Nipomed!

CORONAVÍRUS: X DICAS DE PREVENÇÃO PARA SE PROTEGER DESSA DOENÇA

O cenário global de saúde está comprometido. A população, com toda a razão, está bastante preocupada. Diversas medidas estão sendo determinadas com o objetivo de frear a contaminação da Covid-19. Dezenas de milhares de pessoas foram levadas a óbito por conta da contaminação, enquanto tantas outras se encontram internadas em hospitais para tratamento.

Muitas pessoas não sabem, mas, este vírus já passou pelo Brasil várias vezes ao longo dos anos. No entanto, esta espécie específica começou a se disseminar com força pela China e passou para os demais países em meados de 2019.

A maioria das pessoas é infectada pelo coronavírus ao longo da vida: porém, na maioria dos casos, não há sintomas ou, em casos leves, parecem ser apenas uma gripe leve. No entanto, pessoas com problemas mais graves de saúde, como doenças crônicas, são mais suscetíveis a ter complicações sérias ao contraí-lo.

Idosos são um caso especial, uma vez que também fazem parte do grupo de risco. A resistência dos idosos é naturalmente menor que a de crianças ou adultos saudáveis.

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil tem 5.717 casos confirmados de infecção por coronavírus e 201 mortes, até o momento que este texto foi escrito. Ou seja, uma média de 2,8% de mortes.

Apenas no dia 31 de março, foram confirmados 1.138 novos casos de infecção ao longo de 24 horas. São Paulo lidera o ranking de mortes, concentrando 136 óbitos segundo o ministério.

A seguir, informaremos alguns procedimentos simples que podem ser tomados a fim de evitar a contaminação por coronavírus. Fique atento às informações e respeite as orientações. Não apenas a sua saúde, mas a saúde de outras pessoas depende do bom senso de cada um.

COMO PREVENIR A CONTAMINAÇÃO?

Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença para evitar que a curva de contaminação continue a subir sem parar.

FIQUE EM CASA

Se o seu trabalho tem estrutura para trabalhar home office, converse com seu contratante para sair de casa o mínimo possível. O ideal é que os trabalhadores saiam de casa unicamente para resolver questões essenciais à sua sobrevivência, tais como compras em supermercados, compra de remédios (caso não exista a possibilidade de solicitar entregas em casa), etc.

EVITE AGLOMERAÇÕES

Este é um dos procedimentos mais reforçados pela imprensa, bem como pelas autoridades governamentais. Segundo informações do toxicologista Anthony Wong, o distanciamento social é necessário para a prevenção. Ele usou como exemplo a grave crise que ocorre hoje na Itália, uma vez que boa parte das ruas e avenidas italianas são bastante estreitas, dificultando o distanciamento.

O problema não é menos grave no Brasil quando nos referimos ao transporte público: é de praxe que trens, metrôs e ônibus estejam abarrotados de pessoas durante horários de pico. A presença de idosos é bastante acentuada nesses casos.

Filas para entrar em bancos, supermercados e demais empreendimentos precisam de atenções especiais. Procure estar a uma distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas, evitando contato físico.

LAVE AS MÃOS CORRETAMENTE

Por causa da enorme preocupação da população, o álcool em gel começou a se tornar cada vez mais raro nas prateleiras de mercados e farmácias. A utilização deste produto é importante em certas ocasiões, como profissionais que têm de lidar com dinheiro e outros bens tocados por pessoas potencialmente infectadas. No entanto, a prática mais eficiente é a correta lavagem das mãos.

A forma correta de lavar as mãos, segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), é:

  1. Molhe as mãos com água;
  2. Espalhe o sabonete uniformemente;
  3. Inicie o processo por meio do ensaboamento uniforme das palmas das mãos, friccionando-as firmemente;
  4. Esfregue, com a palma da mão direita, o dorso (parte superior) da mão esquerda, entrelaçando os dedos para que o sabão passe entre as juntas;
  5. Repita o processo, desta vez trocando a ordem;
  6. Entrelace os dedos, de forma a friccionar espaços interdigitais;
  7. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a outra e vice-versa;
  8. Com as unhas e polpas digitais (ponta dos dedos), realize fricção contra a palma da mão oposta e vice-versa;
  9. Com a palma da mão, esfregue o dedo polegar da mão oposta e vice-versa;
  10. Enxague as mãos e seque-as preferencialmente com papel-toalha, uma vez que resíduos maliciosos podem ficar retidos em tecidos.

CUIDADO NA HORA DE ESPIRRAR

Muitas pessoas utilizam as mãos na hora de espirrar. Esse não é o procedimento mais correto, no entanto. Uma vez que as mãos são utilizadas para tocar em objetos ou pessoas diretamente.

Sendo assim, caso vá espirrar, cubra a face com o braço. Assim que houver oportunidade, lave bem o local atingido pelas secreções mucosas. Se não tiver como lavar o local com água e sabão, aplique álcool em gel no local para higienização.

EVITE LOCAIS COM POUCA CIRCULAÇÃO DE AR

Ambientes fechados são mais favoráveis à cultura de vírus, sobretudo se forem climatizados com ar-condicionado. É importante que o ambiente no qual se encontre seja bem ventilado. Caso tenha de fazer uso de transporte coletivo ou por meio de aplicativos de celular, é uma boa ideia abrir mão do conforto do ar-condicionado e manter todas as janelas bem abertas.

EVITE SAIR DO PAÍS

Segundo estudo realizado por cientistas ligados a diversas universidades ao redor do mundo, projeções apontam que as temperaturas ideais para a transmissão do novo coronavírus giram em torno de 4 ºC e 16 ºC. A umidade baixa presente em muitos países europeus, por exemplo, também é um fator facilitador para a transmissão do vírus.

Sendo assim, de acordo com especialistas, países mais quentes e com maior umidade estão menos propensos a picos mais agressivos de infecção.

VOCÊ CONHECE A NIPOMED SAÚDE?

Não somos um plano de saúde e sim um sistema moderno de saúde que, por meio de uma pequena anuidade, proporciona a você e à sua família acesso, sem carência, aos sistemas de saúde presentes em território nacional, sem limite de uso.

Quer conhecer melhor nossos planos e condições: Acesse agora nosso site, comece a poupar e garanta toda a assistência de que precisa.

Ficou interessado? Então ligue ou entre em contato conosco por meio do WhatsApp pelos números: (11) 9 6359-3000 e (11) 3433-3440.

plugins premium WordPress