Em um mundo cada vez mais globalizado e com novas tecnologias surgindo a todo momento, todos os setores da sociedade tendem a evoluir com o passar do tempo. Com a saúde, não é diferente.
No Brasil, o cenário é ainda mais intenso. Segundo o IBGE, por meio da publicação Conta-Satélite de Saúde 2010-2017, os brasileiros gastam, em média, mais que o dobro em saúde do que as famílias de países que compõem a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, essas famílias gastam, em média, 2,3% do PIB, enquanto os brasileiros gastam 5,4%. Mas quando são analisados os investimentos dos governos, o número médio dos países da OCDE é de 6,5% e do governo brasileiro é de 3,9%.
Assim, o mercado global está aberto às novidades do setor da saúde. Então, o que podemos esperar desse segmento nos próximos anos? Nesse blog post, vamos listar seis áreas que apontam grande crescimento.
PACIENTES MAIS EXIGENTES
A saúde privada, assim como os outros setores, é uma forma de consumo. E os consumidores estão mais exigentes, no geral. Uma das expressões mais utilizadas atualmente é a “experiência do consumidor”. Ou seja, como foi o momento do consumo daquele serviço.
Muitos consumidores aceitam pagar mais para ter um serviço diferenciado. No setor da saúde, não é diferente.
Com o volume e a velocidade da propagação de conteúdo, o paciente tem mais conhecimento sobre doenças e tratamentos, logo, está mais informado. E busca na medicina uma co participação.
O relatório Healthcare 2030 mostrou que começa a crescer um grupo de pacientes que procuram a Medicina para aumento do bem-estar, isto é, em busca de prevenção de doenças.
De outro lado, também cresce o grupo de pacientes que procura cada vez mais atendimentos em domicílio.
STARTUPS DE SAÚDE
O setor privado de saúde é uma forma de consumo, assim como todas as outras. Dessa forma, empreendedores de todo o mundo enxergam nele uma ótima oportunidade de negócio.
Usando a tecnologia como base, startups de healthtech surgem com o intuito de criar soluções tecnológicas para otimizar o cuidado dos pacientes. E não pense que esse é um futuro distante: atualmente, já existem mais de 380 startups brasileiras do segmento. É o que diz o relatório Distrito Healthtech Report.
EXPANSÃO DA TELEMEDICINA
Ainda no viés da consulta em domicílio, a comodidade na medicina vai ainda mais além. A Telemedicina consiste em levar para o ambiente online as consultas, esclarecimento de dúvidas, resultados de exames etc.
E os benefícios da telemedicina vão além da comodidade dos pacientes. A iniciativa tem sido apoiada também por governos, para expandir a cobertura a pacientes de áreas de difícil acesso ou com carência de hospitais e clínicas.
Além disso, foi aprovada recentemente uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), para que seja permitida, além da Telemedicina e do telediagnóstico, a telecirurgia.
IMPRESSÕES 3D
Um outro conceito que promete se fortalecer nos próximos anos é o de impressão 3D. De acordo com pesquisas da companhia Transparent Marketing Research, a expansão do mercado está prevista para 2025.
Mas como impressões 3D são utilizadas na Medicina? Em implantes corporais, como réplicas de ossos e até de órgãos. A técnica evita que o paciente passe meses ou até anos na fila de espera por um transplante.
Entre as maiores demandas desta técnica estão a restauração dentária e os implantes ortopédicos.
FUSÃO DE EMPRESAS E SURGIMENTO DE NOVOS PLAYERS
Foi-se o tempo em que existiam apenas clínicas, hospitais, laboratórios etc. A tendência é que esses locais se unam e que novos players, de segmentos de fora da saúde, apareçam no mercado.
Em muitos lugares do mundo, já existe a fusão de seguradoras que oferecem planos de saúde e farmácia. Muito comum também é a parceria entre academias e clínicas, cujos alunos de um tem desconto no outro.
Quando se expande para setores não relacionados com a saúde, pode-se citar a fusão de companhias que realizam pesquisas e relatórios com hospitais, fornecendo dados sobre os cuidados, doenças e prevenções dos pacientes.
Ainda segundo o relatório da Global Health Care Outlook 2019, a Apple, gigante multinacional norte-americana que desenvolve celulares, computadores e acessórios eletrônicos, está trabalhando em parceria com a empresa Health Gorilla, com o objetivo de incluir no iPhone dados de diagnósticos clínicos.
APLICATIVOS
A cada dia que passa as pessoas querem ter o máximo de controle possível sobre suas vidas na palma de suas mãos. Para isso, inúmeros aplicativos são desenvolvidos e lançados, oferecendo diversos serviços para controle e aumento de bem-estar dos usuários.
Um levantamento da consultoria Deloitte mostrou que o investimento em saúde digital deve chegar a U$ 280,25 bilhões.
Atualmente, estão disponíveis nas lojas virtuais apps que contabilizam:
– Quantidade de água ingerida por dia;
– Ritmo cardíaco;
– Ciclo menstrual.
Além de aplicativos mais específicos como os que acompanham gestantes durante toda a gestação.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Ainda no ramo da tecnologia, uma categoria que crescerá com muita força nos próximos anos é a Inteligência Artificial.
A tecnologia ainda não substituirá médicos em cirurgias, por exemplo. O seu foco está em otimizar processos de:
– Detecção de doenças;
– Calculadoras de riscos cirúrgicos;
– Análise preditiva;
– Etc.
É notório que o setor da saúde é um segmento em constante expansão e que ainda vai trazer muitos benefícios à toda população. Mas nada melhor do que investir no cuidado com a sua saúde desde já, não é mesmo?
Para isso, nada melhor do que contar com um sistema de saúde moderno e que, ainda por cima, oferece um preço justo. A NIPOMED oferece isso aos seus pacientes. Com uma pequena anuidade, você e sua família tem acesso imediato a um sistema de saúde completo em toda a nossa rede credenciada.
Para saber mais a respeito dos serviços oferecidos, basta entrar em contato por telefone ou WhatsApp.