Não é Plano de Saúde, é Nipomed!

SINAIS DE QUE SEU FILHO ESTÁ PRECISANDO DE UMA CONSULTA MÉDICA

Quando as crianças nascem, os pais costumam levar os filhos para consultas médicas a fim de acompanhar de perto o crescimento deles nos primeiros meses. Conforme o passar do tempo, essa frequência acaba diminuindo naturalmente, ainda mais se a criança não tiver nenhum problema aparente.

As consultas frequentes ao pediatra são fundamentais para o médico acompanhar o desenvolvimento da criança e prevenir eventuais problemas de saúde. Quando os pais levam os filhos apenas quando têm algum sintoma, o médico presta um atendimento mais emergencial para curar o problema.

Os pais devem ficar atentos a algumas situações que podem indicar que está na hora de procurar um especialista para os pequenos. Neste texto, vamos listar alguns sinais de que seu filho está precisando de uma consulta médica para que ele tenha um desenvolvimento saudável.

Observe o comportamento

A observação é muito importante para diagnosticar possíveis problemas com a saúde dos filhos, em um aspecto geral. Quando bebê, observe se ele engatinhou ou andou na época certa, ou se demorou para dizer as primeiras palavras. Caso haja algum atraso nessas fases de desenvolvimento, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um neuropediatra.

Para facilitar, citamos alguns comportamentos que a criança deve ter de acordo com a faixa etária:

– Sentar sem nenhum apoio: Por volta dos 6 meses;

– Engatinhar: 8 ou 9 meses;

– Andar: 1 ano a 1 ano e meio.

Na consulta, o neuropediatra irá recomendar o melhor tratamento para melhorar esses aspectos do desenvolvimento. Inclusive, ele pode encaminhar para outros especialistas, como psicólogos e fonoaudiólogos, caso seja necessário.

Dificuldades na escola podem ser um sinal

Quando a criança já frequenta a escola, ela passa um período do dia longe do convívio familiar. Nesse momento, os pais não têm condições de acompanhar tão de perto, mas caso o seu filho esteja com baixo rendimento escolar, pode ser um indício de problema de saúde ou emocional.

Dificuldades de alfabetização, aprendizado e notas baixas podem ser sinais de que seu filho precisa usar óculos. Preste atenção em outros aspectos que podem confirmar essa suspeita:

– Dores de cabeça frequentes na região frontal ou nos olhos;

– Ficar muito próximos a telas de televisão, celular ou tablets para assistir;

– Olhar baixo a todo momento;

– Dificuldades em enxergar objetos pequenos.

Quanto antes for feito o diagnóstico pelo oftalmologista, maiores serão as chances de minimizar o problema. Um mau desempenho na escola pode ser sinal de algum problema emocional. Se a criança tiver um comportamento agressivo, dificuldade de se relacionar com outros colegas, apresentar muita agitação ou não conseguir manter a atenção, pode ser a hora de levar o seu filho a um psicólogo.

O psicólogo infantil ajuda a criança a lidar melhor com os sentimentos, ainda mais se ela estiver passando por períodos de transformação, como separação dos pais ou mudança de escola, por exemplo.

Na hora de marcar uma consulta, conte com a Nipomed, um sistema de saúde mais justo e democrático – porque não tem carência, nem mensalidade, nem limite de uso ou idade. Você só paga uma pequena anuidade para ter acesso a uma ampla rede credenciada de hospitais, laboratórios e consultas com os mais diversos especialistas.

Para saber mais informações, entre em contato com nossos atendentes pelo telefone (11) 3433-3440 ou mande mensagem no whatsapp (11)96359-3000.

plugins premium WordPress