Não é Plano de Saúde, é Nipomed!

Saúde da mulher: conheça os cuidados necessários para a qualidade de vida

Saúde da mulher é uma questão que exige muita atenção, afinal, são os cuidados com o corpo e a mente, seguidos ao longo dos anos, que possibilitam qualidade de vida e bem-estar não somente às pessoas do sexo feminino, mas qualquer indivíduo.

Além disso, cuidar da saúde permite que as mulheres vivam mais, já que desse modo, é possível prevenir ou curar doenças com mais facilidade e eficiência, assim como ajuda o organismo a estar mais resistente aos desgastes provocados pelo passar dos anos.

É importante destacar ainda que as mulheres passam por alterações hormonais durante todas as fases da vida e o cuidado com a saúde ajuda a diminuir os efeitos negativos provocados por essas mudanças.

Este artigo serve como um guia para orientar as mulheres sobre os principais cuidados que elas precisam seguir para ter saúde e bem-estar em cada fase da vida, aproveitando bem todos os momentos e desfrutando ao máximo da satisfação de ser mulher. Acompanhe:

Alimentação saudável

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é essencial em absolutamente todas as fases da vida da mulher.

O hábito de se alimentar bem reduz os riscos da grande maioria das doenças, ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, contribui para o bom funcionamento dos órgãos e proporciona bem-estar físico e mental em diversos aspectos.

Por esse motivo, toda mulher precisa garantir que sua alimentação esteja dentro dos padrões de saúde, evitando a ingestão de alimentos muito gordurosos e o excesso de açúcar, além de todos os demais hábitos alimentares que podem prejudicar a saúde.

Como nem todas as pessoas têm facilidade para seguir uma dieta adequada, sabendo o que exatamente pode ou não comer, o ideal é consultar um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista.

Esses especialistas irão indicar a melhor dieta para cada pessoa, afinal, as necessidades podem ser diferentes, dependendo da condição de saúde de cada um.

Atividades físicas

Uma boa alimentação é muito importante, mas uma mulher dificilmente será saudável como deve ser, se alimentando bem, mas sendo completamente sedentária.

É essencial que toda mulher, independentemente da idade, se movimente com a prática de atividades físicas. Exercícios físicos melhoram a flexibilidade, fortalecem os ossos e as articulações, aumentam a força muscular e desenvolvem habilidades psicomotoras.

Exercícios são capazes também de eliminar a gordura corporal e melhorar o desempenho das funções cardiorrespiratórias.

Com todos esses benefícios, sem dúvidas, mulheres que praticam atividades físicas estão menos propensas a desenvolverem doenças.

Além disso, pessoas que fazem exercícios regularmente, apresentam mais disposição para realizarem as atividades do dia a dia.

Como se todas essas vantagens não fossem suficientes, uma mulher fisicamente ativa consegue trabalhar em função não somente do corpo, mas também da mente, já que as atividades físicas reduzem os níveis de estresse e de ansiedade e proporcionam relaxamento da mente.

Hidratação com ingestão de líquidos

Assim com uma boa alimentação é fundamental para a saúde da mulher, manter-se sempre hidratada precisa ser um hábito presente na vida de todas elas.

A ingestão de água é essencial para que o metabolismo tenha um bom desempenho e as atividades celulares sejam conforme o ideal.

Líquidos ajudam ainda na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos e na regulação do intestino, além de auxiliar no bom funcionamento dos rins e deixar a pele mais saudável e bonita. É recomendado beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Consultas e exame periódicos

É indispensável para a saúde da mulher que as consultas e exames médicos aconteçam regularmente. É dessa forma que muitas doenças podem ser evitadas ou pelo menos diagnosticadas no início, tornando as chances de cura maiores.

Consultas com dermatologista, oftalmologista, ginecologista, cardiologista e clínico geral são as principais que a mulher deve manter sempre em dia. No entanto, devemos destacar os cuidados, no que diz respeito à Ginecologia, já que as doenças ginecológicas são tão comuns entre as mulheres.

É importante que alguns exames preventivos sejam feitos anualmente pelas mulheres, entre eles:

– Papanicolau;

– Colposcopia;

– Mamografia ou ultrassom das mamas;

– Ultrassom transvaginal e da tireoide.

O intervalo recomendado entre esses exames é de um ano, porém, dependendo do quadro ou histórico de saúde da mulher e da sua idade, esse período pode ser menor ou maior. Isso vai depender da indicação médica.

Além dos exames ginecológicos, a saúde da mulher também exige o exame de densitometria óssea, que é um procedimento de raios-x e deve ser realizado anualmente após a menopausa.

Ele avalia se há perda de massa óssea, sendo possível identificar a osteoporose, doença nos ossos muito comum entre as mulheres acima de 45 anos.

Saúde da mente

Problemas como depressão, estresse e ansiedade são muito comuns entre as mulheres atualmente, considerando a rotina e a vida tumultuada que muitas delas costumam enfrentar, além de reações hormonais que também podem provocar distúrbios emocionais.

Por esse motivo, é muito importante procurar ajuda médica também diante desses casos. A saúde da mente é muito importante para qualquer mulher e contribui fortemente para seu bem-estar.

Diante de sintomas emocionais, o melhor é procurar um médico para que ele indique os melhores caminhos, a fim de amenizar os sintomas.

É importante destacar que transtornos desse tipo, além de provocarem desequilíbrio emocional na mulher e prejudicar em vários aspectos da sua vida, também podem contribuir com o aparecimento de patologias físicas.

Como você viu, a saúde da mulher requer muitos cuidados e bastante atenção, mas, apesar disso, não é preciso desespero, precipitações e nem preocupações desproporcionais. Basta seguir as recomendações médicas e garantir hábitos saudáveis que tudo ficará sempre bem.

Lembre-se que procurar ajuda profissional sempre que surgir um sinal de que algo está errado, pode evitar muitos problemas. Nesse caso e diante de qualquer outra necessidade, você pode contar com a orientação de ótimos profissionais que estarão prontos para prestar a você o melhor atendimento.

Nós da NIPOMED, por meio de um sistema de saúde completo e de uma ampla rede credenciada, teremos o prazer de atender as suas necessidades médicas. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

plugins premium WordPress