Não é Plano de Saúde, é Nipomed!

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SUA SAÚDE BUCAL

Muito se fala em busca por qualidade de vida através de exercícios e alimentação balanceada. Entretanto, outro aspecto que é fundamental para o bem-estar e autoestima de qualquer pessoa é a sua saúde bucal.

Para além da questão estética, a saúde bucal exerce um peso significativo quando se trata da saúde no geral. Através de uma análise bucal detalhada é possível saber muito sobre o estado de saúde de uma pessoa e até calcular a sua expectativa de vida.

Entenda, nos próximos tópicos, porque é tão importante dar a devida atenção à sua saúde bucal como forma de prevenir doenças e manter a sua qualidade de vida. Acompanhe!

Como a sua saúde bucal interfere na sua saúde geral?

A boca é uma porta de entrada para o corpo e, portanto, uma saúde bucal inadequada pode levar à predisposição para o desenvolvimento de algumas doenças. Determinadas bactérias nocivas podem se proliferar na boca e entrar na corrente sanguínea, por exemplo.

Isso acontece, principalmente, quando não há o correto tratamento de doenças bucais e há o prolongamento e agravamento do quadro. Como exemplo, podemos citar a gengivite e periodontite.

Além disso, é importante citar que qualquer tipo de patologia nos dentes, gengivas e boca no geral, pode ser agravado em indivíduos que já apresentam outros tipos de doenças, como as crônicas.

Dessa maneira, para diabéticos e pessoas soro positivo, é necessário ainda mais atenção para o aparecimento de qualquer inflamação ou lesões nos tecidos da boca.

Expectativa de vida

Um dos aspectos mais relevantes quando se trata da importância de cuidar da saúde bucal está relacionado à expectativa de vida.

Nesse quesito, manter a boca saudável é diminuir, consideravelmente, as chances de desenvolver doenças cardíacas, determinados tipos de câncer e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

O número de dentes também acabou por se revelar um dado importante para mensurar a quantidade de anos que uma pessoa poderá viver. Segundo um estudo, a perda de dentes, que é mais comum com o envelhecimento, pode ser um indicativo do encurtamento da expectativa de vida.

Novamente, a qualidade de vida está associada à saúde bucal, já que a perda de dentes interfere na mastigação correta de alimentos e, como resultado, na nutrição, que é um fator ainda mais importante conforme envelhecemos.

Uma saúde bucal precária também está associada à baixa autoestima, falta de autoconfiança e dificuldade de se integrar socialmente.

Portanto, podemos concluir que a manutenção da saúde bucal deve ser uma preocupação constante para qualquer pessoa que busca manter a sua saúde em dia. Dessa maneira, qualquer alteração identificada nos tecidos bucais, por mais irrelevante que aparente ser, deve ser acompanhada de perto pelo seu dentista.

Afinal, manter a boca jovem é indispensável para manter a sua saúde de forma geral e assegurar que o seu envelhecimento acontecerá acompanhado de qualidade de vida e bem-estar.

Agora que você já entendeu a importância de cuidar da sua saúde bucal, que tal conhecer a Nipomed? Entre em contato por telefone ou WhatsApp para saber mais sobre os nossos serviços: (11) 3433-3440 e (11) 96359-3000.

plugins premium WordPress