Não é Plano de Saúde, é Nipomed!

9 exames essenciais para quem começa a chegar na terceira idade

Quem entra na terceira idade ainda tem muita vida pela frente. As tecnologias e o estilo de vida atualmente colaboram muito para o aumento na expectativa de vida. Portanto, é preciso aproveitar com qualidade e saúde.

Assim, listaremos as seguir os 10 exames essenciais para quem começa a chegar na terceira idade garantir muito anos de novas experiências, bons momentos e realizações.

1 – Hemograma completo

Também conhecido como “exame de sangue” é muito importante para a detecção e diagnóstico de diversas condições que os pertencentes a faixa da melhor idade estão sujeitos.

Por meio deste exame, os médicos conseguem identificar se as pessoas estão com anemias, infecções, doenças autoimunes e até cânceres como a leucemia.

É no Hemograma que são avaliadas, por meio do sangue, como está o transporte de oxigênio, as células de defesa e as plaquetas que são responsáveis pela coagulação.

Após os 50 anos é importante manter o seu check-up anual com este exame incluído.

2 – Glicemia de jejum

Também realizado por meio da coleta de sangue, este é um dos exames essenciais para quem começa a chegar na terceira idade, afinal é ele quem determina a existência de alterações nos níveis de açúcar do sangue, o que dirá se há ou não diabetes tipo 2.

Quanto antes for realizado o diagnóstico dessa doença tão comum, melhores serão as condições de controle e tratamento.

Portanto, a partir dos 45 anos é recomendado incluir este exame na rotina.

3 – TSH e T4 Livre

Há uma relação direta com a entrada da mulher na menopausa e o hipotiroidismo, afinal são muitas mudanças hormonais. É comum que com a redução do estrogênio apareçam condições como a tireoide de Hashimoto ou a tireoidite crônica.

Os exames de TSH e T4 Livre são responsáveis por acompanhar o funcionamento da tireoide que o órgão que faz o controle dos hormônios.

São exames que devem ser feitos, principalmente pelas mulheres, ao entrar na terceira idade.

Ele também é feito por meio da coleta de sangue.

4 – Perfil Lipídico

Também conhecido como lipidograma, o exame de perfil lipídico tem por função, por meio da coleta de sangue, analisar como estão os níveis de colesteróis tanto o LDL conhecido como colesterol “ruim”, como o HDL chamado de colesterol “bom”, além do colesterol total e triglicérides.

São estes exames que ajudam a compor um diagnóstico para identificar as probabilidades que um paciente tem de desenvolver problemas cardiovasculares, como AVC (acidente vascular cerebral), hipertensão e aterosclerose que reduzem muito a qualidade de vida da pessoa idosa.

5 – Densitometria óssea

Este exame é feito por meio de um aparelho especial de raio-X e serve para identificar o desenvolvimento de osteoporose e auxiliar no controle da sua evolução.

É muito importante para prevenir fraturas. Anualmente muitos idosos sofrem com a quebra do fêmur, o que pode gerar diversas complicações.

Desde o nosso nascimento, nossos ossos crescem até por volta dos 20 anos, e até os 35 anos ele vão ficando mais densos, porém, a partir dos 50 anos essa densidade vai progressivamente sendo reduzida, principalmente entre as mulheres. Isso torna a densitometria óssea um dos exames essenciais para quem começa a chegar na terceira idade.

6 – PSA

A partir dos 40 anos de idade os homens devem fazer anualmente o exame de toque retal, e juntamente com ele, a partir dos 45 anos, devem também fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que é muito importante para indicar precocemente a possibilidade do câncer de próstata.

É mais que comum que homens tenham atraso em seus diagnósticos por serem mais reservados e postergarem suas visitas aos médicos e laboratórios, porém um diagnóstico precoce é essencial para sair vitorioso em uma batalha contra um câncer.

O PSA mede por meio de uma amostra de sangue a quantidade de uma proteína que é produzida naturalmente pela próstata, mas quando há alguma doença sua produção e elevada.

7 – Vitamina D e cálcio

Estes dois exames de sangue são utilizados também para medir a saúde dos ossos e acompanhar o surgimento de osteoporose.

São eles que indicam a presença e a absorção destes elementos fundamentais para que os idosos tenham ossos fortes e possam continuar aproveitando a vida com segurança.

8 – Radiografia do tórax

Um raio-x de tórax pode parecer muito simples para fazer parte desta lista com os exames essenciais para quem começa a chegar na terceira idade, mas a verdade é que ele é sim fundamental.

As pneumonias são potencialmente letais para quem está na terceira idade, elas podem ser mais comuns e muito mais agressivas para os que estão nesta faixa etária.

Principalmente os fumantes, precisam ter o raio-x de tórax incluído em sua rotina anual de avaliação médica. Assim, é possível identificar o quanto antes probabilidades de câncer de pulmão e outras doenças pulmonares.

9 – Ureia e creatina

Os rins estão entre os órgãos que têm seu funcionamento afetado pelo passar do tempo, e por serem obviamente vitais precisam estar dentro do check-up.

Os exames de ureia e creatina avaliam o funcionamento do rim, que geralmente não apresenta sintomas físicos quando está doente. Estes testes são importantes para medir a capacidade que os rins têm de filtrar as impurezas e toxinas prejudiciais ao nosso organismo.

Pacientes que já apresentam hipertensão ou diabetes precisam fazer com mais frequência estes exames, pois são doenças que forçam mais o trabalho sobre os rins. Ureia e creatina são exames feitos por meio da coleta de sangue.

Sangue oculto nas fezes

Após os 50 anos de idade, esse exame deve ser feito anualmente. É ele quem orienta os médicos para descobrirem se há a necessidade ou não de fazer uma colonoscopia, que irá avaliar a saúde dos intestinos. Pode ser muito útil para indicar a presença de câncer ou parasitas no trato intestinal.

Prevenir para poder desfrutar

Além destes exames mencionados anteriormente, é indicado manter o acompanhamento oftalmológico em dia. E para as mulheres é fundamental a manutenção dos exames ginecológicos como o Papanicolau e a mamografia.

De acordo com o histórico familiar e de saúde do paciente, também podem ser recomendados exames mais específicos.

O fundamental é ter em mente que ao entrar na terceira idade ainda há muita vida para ser vivida, e para poder desfrutar da melhor idade com muita qualidade, é muito importante que pelo menos uma vez ao ano seja feita uma visita ao clínico ou geriatra que fará os pedidos dos exames necessários para um check-up completo, que deve ser mantido em dia

Precisa de profissionais para ajudar na sua rotina de saúde? Conheça nossos serviços. Visite nosso site ou entre em contato por telefone ou WhatsApp nos números (11) 3433-3440 e (11) 96359-3000.

plugins premium WordPress